top of page

Como retrata a reportagem do Jornal Diário Gaúcho (2014): Losângela Ferreira Soares, 45 anos, não cursou magistério, nem tem diploma na área da educação. Mas, há 20 anos, na Vila Orieta, em Viamão, começou a oferecer a pedagogia do carinho, da orientação e da barriguinha cheia. À sua maneira, contribuiu no desenvolvimento de cerca de mil crianças que já passaram pela Associação Comunitária Beneficente Tia Lolô, nas atividades de reforço escolar.

A história da tia Lolô é um tanto quando interessante e emocionante: nos seus quase 50 anos, e no papel de líder comunitária, ela faz um trabalho incrível com crianças carentes da região de Viamão. Por seu exemplo de solidariedade, Lolo já recebeu prêmios, como o Líder e Vencedores - ela inspira pessoas! Mais do que trabalhar com reforço escolar, através de atividades lúdicas, da leitura e de atividade de integração, ela é um acalanto para mais de 150 crianças e a adolescentes, que não têm, na maioria das vezes, estrutura familiar e financeira para sobreviver.

Sem faixa etária definida para os seus “alunos", ela, juntamente com outras 9 voluntárias (em média), recebe pessoas de diversas idades - desde menores de um ano até adultos com necessidades especiais e com mais de 50 - em um terreno arrendado em Viamão. Apesar da eficiência do trabalho e do reconhecimento que ela conquistou, há uma série de carências que necessitam ser preenchidas, já que a ONG sustenta-se através de doações, que não são fixas e estáveis; faltam, então, alimentos, fraldas, produtos de higiene pessoal, além de uma série de outros suprimentos destinados àqueles que têm restrições, como intolerâncias alimentares.

Losângela Ferreira Soares, a Tia Lolô

A TIA LOLÔ